Eterna Galinha Pintadinha das futuras infâncias

Por muito tempo relutei em saber o que era essa tal de Galinha Pintadinha. Até que minha filha nasceu e fui obrigado a saber o que era, pois diziam que hipnotizava as crianças – o que, de fato, acontece!

Aí dígito no YouTube e vou ver os sucessos desse sucesso infantil, assim, bem redundante. Fui procurar por nome é mal toquei na tecla “G” está lá, “Galinha Pintadinha” – não é mentira, faça o teste se não acredita em mim! Parti pra ouvir as músicas e qual não é a minha surpresa ao perceber que a Galinha Pintadinha nada mais é do.que as mesmas músicas que eu ouvia na década de 1980 e 1990, só que cantadas por um desenho azul que recebeu o nome de Galinha Pintadinha.

Se o médico psiquiatra Flávio Gikovate não tivesse falecido em 2016, talvez eu achasse que seria ele a pessoa por trás da criação da Galinha Pintadinha, tamanha a tara de patentear o senso comum. Certo é que revivi grandes clássicos de minha infância com uma animação tosca em flash que em poucos anos minha filha vai chamar de Galinha Pintadinha, quando na verdade é cantiga que minha vó já sabia no início do século XX em Belém do Pará. Não perdoaram nem “atirei o pau no gato”.

É tudo um musical de Galinha Pintadinha, o galo Carijó e outros animais falantes, mas sem a moral das fábulas. E como desenho não envelhece, anota aí: meus netos vão ouvir achando que Galinha Pintadinha fez mais música infantil que os 20 LPs Xuxa só para Baixinhos. A galinha é atemporal e polissêmica!

Poderia continuar a dar spoiler aqui pra vocês, mas vou ali colocar Balão Mágico pra minha filha ouvir e acalmar o choro.

Adivinha quem vai cantar?
Mix – Galinha Pintadinha: http://www.youtube.com/watch?v=zKOubVELVNw&list=RDEMKITLBk9680k7nmsKd8ITXQ

Sobre ayanrafael

Pedagogo, Assistente Social e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Trabalhou como técnico-administrativo na Universidade de Brasília, como Professor de Atividades da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) e atualmente é Especialista Socioeducativo - Pedagogo na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF).
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s