Crônica – Domingo na urna
Rafael Ayan
José, rei da brincadeira, encontra com João, rei da confusão, na feira em que aquele trabalhava. João inicia o debate:
– Ei José, você acredita nessas urnas eletrônicas?
– Uai compadre, nunca tive motivo pra desacreditar.
– Como não? Você não vê as pesquisas? Querem colocar que Bolsonaro diminuiu a diferença de votos para Haddad.
– Isso é pesquisa compadre. Não é resultado. O que vale é o que tá na urna.
– Sim, mas se as urnas não garantirem a vitória de Bolsonaro, então teve fraude.
– Mas e se Bolsonaro ganhar?
– Então elas respeitaram a vontade do povo.
– Mas isso não é democracia João! Só vale quando o seu candidato ganha?
– Sim, porque é o que o povo quer. O povo não quer candidato de esquerda e essas urnas roubam pro PT.
– E quem te disse que o PT é de esquerda?
– Eles são gayzistas, querem kit gay nas escolas, são corruptos e não podemos deixar que o Brasil se torne uma Venezuela.
– (Com cara de saco cheio) bem, olhando por esse lado…
– Pois é, as urnas roubam pro PT, isso é fato, não se discute.
– Verdade João. Viu quem ganhou a eleição por São Paulo? Tiririca. E foi a terceira vez. TER-CEI-RA!
– Comunista dos piores. Lembra da calça jeans vermelha que ele usava? Ninguém usa caça jeans vermelha. Deve estar tramando algo com anões e mágicos do circo em que trabalhava.
– Isso mesmo José! E o Alexandre Frota. Lembra dele? Daqueles DVDs piratas da Brasileirinhas que eu comprava direto ali no Afonso, tá ligado? Foi eleito.
– Como não lembro? Claro que sim. Comunista dos bravos. Até trabalhou na Globo. Deve ter recebido muitos dólares da Lei Rouanet.
– Vagabundo. Precisamos dar um jeito nisso. Esse congresso só tem vermelhos.
– Calma João, não podemos fazer nada. Eles são maioria. Se ainda pudéssemos eleger uma bancada da bala, da bíblia, do boi… teríamos militares, pastores e ruralistas para nos defender. Mas não: o Congresso Nacional só tem comunista por causa dessas urnas fraudadas! Temos que prender esses bandidos.
– Falou tudo João. Bandidos vermelhos. Ou saem do país, ou cadeia para eles.Vamos pra cima com tudo.
– Isso, isso… e vamos acabar com a raça de todos aqueles que mudaram de partido para enganar o povo, como se nunca tivessem se filiado à partidos corruptos ou que pegaram verba pública para si.
– Topo! Começaremos por Bolsonaro.
– Ok. Vamos acabar com Bolso… Quem?
– Bolsonaro.
– Bolsonaro por quê?
– Ora, ele ficou por mais de uma década no PP, Partido Progressista, do Maluf. Até lavou 200 mil da JBS quando ainda era desse partido.
– Mentira.
– Juro de pés juntos. E digo mais: ele saiu do PP e foi pro PSC, Partido Social Cristão, do pastor Everaldo, já pensando em ser candidato a presidente. Logo em seguida se desentendeu com Pastor Everaldo e saiu para habitar o PSL, que recebeu meio milhão de propina do Mensalão em 2010.
– Mas Bolsonaro é diferente!
– Sim, é, mas para pior. Até ano passado divulgavam um monte de meme dizendo que os militares empobreceram ao ocuparem cargos públicos. Pois Bolsonaro só viu seu patrimônio aumentar exponencialmente.
– Mas ele defende a família.
– Qual delas? Até o momento está na 3ª esposa.
– José, você tá me parecendo essas urnas fraudadas.
– E você tá parecendo os torturadores da ditadura, com a diferença de que quer continuar desinformado.