Plantando uma treta com a esquerda e com a direita

Quer ver eu causar uma treta com a esquerda e a direita ao mesmo tempo?
 
O liberal Anísio Teixeira e o socialista Darcy Ribeiro criaram um dos projetos educacionais mais eficiente e eficaz do mundo na época da construção de Brasília, no Plano Piloto.
 
Pronto, agora a direita vai dizer que o projeto nunca existiu ou foi demasiadamente estatizado e a esquerda vai discutir o estado da arte para saber se Darcy Ribeiro era socialista raiz, nutella ou nem isso, mas o que temos de concreto mesmo, com anos de ataque de Joaquim Domingos Roriz, Cristovam Buarque, José Roberto Arruda, Rogério Rosso, Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg são jardins de infância, escolas classe, escolas parque, escola polivalente e centros de ensino médio (Setor Oeste, Setor Leste, Gisno, Paulo Freire, CEAM, Elefante Branco) que formaram para alémdo currículo tradicional milhares de brasilienses natos ou “aconchegados”.
 
O brilhantismo do baiano Anísio Teixeira, criador e ex-reitor da UnB – deposto pelo golpe militar de 1964 -, aliado ao pensamento inovador do mineiro Darcy Ribeiro, também criador e ex-reitor da UnB e perseguido pelos militares, têm muito a ensinar à direita e esquerda atual sobre os perigos de ruptura da democracia, sem capitular para a governança de coalizão (qualquer que seja o nível). “Curiosamente”, para a ditadura militar, os dois educadores eram farinha do mesmo saco.
 
O resultado do militarismo no comando do país todo mundo já sabe: o liberal Anísio Teixeira “apareceu morto” no fosso do elevador do prédio Aurélio Buarque de Holanda, onde residia. Já o socialista Darcy Ribeiro teve os direitos políticos cassados e foi exilado.
 
Não falo isso para que esquerda faça uma chapa com a direita para governar o país, até porque jamais se chegaria à um consenso e, ainda que chegasse, eu não elogiaria e sim criticaria essa fórmula que leva indubitavelmente ao fisiologismo. Contudo, o consenso possível entre os democratas deve ser o de que Bolsonaro não pode ganhar, porque não seria uma derrota dos liberais ou socialistas, mas uma derrota da democracia – e esta, definitivamente, é o que permitiu à Anísio e Darcy sonharem juntos a UnB e a educação básica de Brasília.

Sobre ayanrafael

Pedagogo, Assistente Social e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Trabalhou como técnico-administrativo na Universidade de Brasília, como Professor de Atividades da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) e atualmente é Especialista Socioeducativo - Pedagogo na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF).
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s