O país do tênis de mesa!

Artigo de opinião originalmente publicado em Conversa Informal, jornal comunitário do Setor Habitacional Vicente Pires, Região Administrativa XXX do Distrito Federal. Ano 23, n. 05/2025, p. 7. disponível em: <https://jornalconversainformal.blogspot.com/2025/05/jornal-conversa-informal-de-maio-de-2025.html>. Acesso em: 08/05/2025.

Uma pessoa poliglota, multiesportista, autodidata (aprendeu a ler com 4 anos), já não seria tão comum em qualquer lugar do mundo. Acrescente a essas habilidades o título de campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa e teremos Hugo Calderano, um dos melhores atletas brasileiros de todos os tempos. Mas o que chama a atenção em Calderano, como é conhecido e narrado aos gritos pelos locutores esportivos, é a sua versatilidade.

Calderano nasceu no Rio de Janeiro em 1996. Aos 13 anos ganhou o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta escolar e aos 15 anos venceu Hugo Hoyama, outra lenda do tênis de mesa brasileiro. Com 21 anos estava entre os 20 melhores do mundo e no ano seguinte saltou para o top 10. Chegou às olimpíadas de 2021 em Tóquio como o melhor mesatenista fora da Ásia. Para resumir: Calderano tem quatro medalhas de ouro e uma de bronze em pan-americanos e uma parede recheada com outros títulos fora das Américas. Para se ter uma ideia do feito de Calderano, foi o primeiro jogador fora da Ásia e Europa a ganhar a Copa do Mundo.

Morando na Alemanha desde 2014, Calderano treina em um ginásio com quadras poliesportivas. Para aquecer, gosta de treinar arremessos de basquete. Em seu tempo livre gosta de tocar violão e resolver cubo mágico. Fala fluentemente português, francês, inglês, espanhol e alemão e consegue se comunicar em italiano e, pasme, mandarim! Tanto é verdade que após sua vitória na Copa do Mundo em 20/05/2025 deu entrevista na língua local para a mídia chinesa, que o considera um fenômeno do esporte.

Ah, sim, importante dizer que a Copa do Mundo de Tênis de Mesa de 2025 ocorreu na China e Calderano venceu os três primeiros lugares no ranking mundial: o japonês Tomokazu Harimoto e os chineses Wang Shuqin e Lin Shidong, respectivamente o terceiro, segundo e primeiro lugares  do ranking mundial (www.worldtabletennis.com/rankings). As implicações políticas da vitória do brasileiro em solo chinês não tardaram a ocorrer e Liu Guoliang, chefe da Associação Chinesa de Tênis de Mesa (CTTA), renunciou ao cargo.

Mas nem só de Calderano vive o tênis de mesa brasileiro. Na categoria Sênior – Masculino Individual, Vitor Ishy (47º) tem vários títulos em pan-americanos e sul americanos. Leonardo Iizuka (78º) e Eric Jouti (92º) completam a lista dos 100 melhores mesatenistas brasileiros no ranking mundial.

 Considerando a categoria Sênior – Feminino Individual, Bruna Takahashi é a 16ª melhor do mundo e sua irmã mais nova, Giulia Takahashi, 81ª. E se o mundo cabe numa casca de noz, como colocou Shakespeare em Hamlet, também pode caber em uma bolinha de tênis de mesa e juntar Bruna e Calderano como casal, o que ocorreu em fevereiro de 2024.

Para quem quiser se aventurar no esporte, Vicente Pires conta com a ASMETT (Associação de Tênis de Mesa de Taguatinga). No local treinam homens e mulheres de todas as idades, tanto iniciantes como experimentados no esporte e que gostam de se divertir. Assim como o campinho de futebol da esquina nos transformou no país do futebol, as associações de mesatenistas pelo país podem nos transformar no país do tênis de mesa. E alguém duvida após o show de Calderano na China?

SERVIÇO

ASMETT

Local: Chácara 106A, nº 48 (sobreloja), em frente ao Ginásio do Taguaparque

Telefone: (61) 98136-7053

Instagram: @asmett

Avatar de Desconhecido

About ayanrafael

Pedagogo, Assistente Social e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Trabalhou como técnico-administrativo na Universidade de Brasília, como Professor de Atividades da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) e atualmente é Especialista Socioeducativo - Pedagogo na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, lotado no Centro Integrado 18 de Maio.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário